Lendas e mitos populares italianos

A Itália, com sua história milenar e rica tapeçaria cultural, é repleta de lendas e mitos populares que misturam folclore local, influências romanas e tradições cristãs. Aqui estão alguns dos mais conhecidos e fascinantes:

🌋 1. A Lenda de Vulcano e o Monte Etna

Na mitologia romana, Vulcano, o deus do fogo e da forja, tinha sua oficina sob o Monte Etna, na Sicília. Acreditava-se que as erupções do vulcão eram causadas por ele forjando armas para os deuses.

🧜‍♀️ 2. As Sereias de Sorrento

Na costa de Sorrento, dizia-se que viviam sereias que tentavam seduzir marinheiros com seus cantos, fazendo-os naufragar. Essa lenda está ligada à Odisseia de Homero, que descreve Ulisses enfrentando essas criaturas.

👹 3. O Monstro do Lago de Como

Reza a lenda que há séculos habita o Lago de Como uma criatura semelhante ao monstro do Lago Ness. Conhecida como Lariosauro, teria sido avistada por pescadores desde o século XX.

👑 4. A Lenda de Beatrice Cenci

Uma história trágica do século XVI. Beatrice, uma jovem nobre romana, teria assassinado seu pai abusivo. Julgada e executada, virou símbolo de injustiça. Dizem que seu fantasma ainda vaga pelas ruas de Roma na noite de sua execução.

🕯️ 5. O Milagre de São Gennaro (San Gennaro) – Nápoles

Todos os anos, o sangue coagulado de San Gennaro, guardado numa ampola, é esperado que se liquefaça milagrosamente em uma cerimônia. Se não acontecer, acredita-se que isso trará má sorte a Nápoles.

🦊 6. A Loba Capitolina – Rômulo e Remo

Uma das mais famosas lendas fundacionais. Os gêmeos Rômulo e Remo, fundadores de Roma, teriam sido amamentados por uma loba (a “Lupa Capitolina”) depois de serem abandonados no rio Tibre.

🕷️ 7. A Taranta e a Tarantela – Sul da Itália

Originária de Puglia, a lenda diz que a mordida da “taranta” (aranha) fazia as pessoas entrarem em transe, dançarem freneticamente para expurgar o veneno. Daí nasceu a dança da tarantela, que simula esse ritual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *